sábado, 24 de agosto de 2013

Respostas da prova de Geografia - Globalização e Blocos Econômicos

1) Inspirado no liberalismo clássico e em clara oposição ao Keynesianismo, o neoliberalismo propõe, entre outras medidas:
I. a atuação do Estado como empresário, como mediador das relações capital-trabalho e como regulador de taxas e tarifas.
II. o desenvolvimento de uma política de privatização das empresas estatais, para reduzir o papel do Estado na economia.
III. a minimização do poder dos sindicatos e a redução dos direitos trabalhistas.
IV. a redução das barreiras para a circulação de mercadorias e capitais entre países, promovendo, assim, uma maior abertura econômica.
Estão corretas:

a) apenas I, II e IV.   b) apenas I, III e IV.   c) apenas I, II e III.   d) apenas II, III e IV.   e) I, II, III e IV.

2) As sociedades contemporâneas vêm passando por transformações tecnológicas, econômicas e sociais nas últimas décadas. Sobre a chamada reestruturação produtiva iniciada na economia ao final do séc. XX é correto dizer que ela tem como características:
a) Técnicas de produção flexíveis baseadas na microeletrônica, utilização intensiva de mão-de-obra, menor exigência de qualificação do trabalho e redução do desemprego global;
b) Técnicas de produção rígidas, utilização intensiva de mão-de-obra, maior exigência de qualificação do trabalho e aumento do desemprego global;
c) Técnicas de produção flexíveis baseadas na microeletrônica, maior exigência de qualificação do trabalho e aumento do desemprego global;
d) Técnicas de produção rígidas, utilização intensiva de mão-de-obra, menor exigência de qualificação do trabalho e diminuição do desemprego global.

3) Com a atual dinâmica econômica mundial, esse país latino-americano é classificado como um “global trader”, porque negocia com vários países, participa da APEC (Associação de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), é membro associado do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) e mantém estreita relação comercial com o NAFTA (Acordo Norte-americano de Livre Comércio). Trata-se:
a) do Panamá.  b) da Argentina.   c) da Venezuela.   d) do México.   e) do Chile.

4) “... Com a globalização, o que temos é um território nacional da economia internacional, isto é, o território continua existindo, as normas públicas que regem são da alçada nacional, ainda que as forças mais ativas do seu dinamismo atual tenham origem externa...” Milton Santos, Por uma nova globalização
Relacionando a frase de Milton Santos e a globalização, podemos afirmar que:
a) o Estado nacional recebe hoje uma maior influência de forças externas devido à internacionalização da economia.
b) os Estados passaram, com a globalização, a ganhar poder e agir independentemente das questões mercadológicas internacionais.
c) as fronteiras se tornaram menos permeáveis, tanto em relação aos agentes externos, como em relação aos produtos internacionais.
d) o mundo hoje é controlado por grandes corporações internacionais e o Estado perdeu totalmente a capacidade de normalizar seu território no setor econômico, ocupando-se somente do bem estar de sua população.
e) a redução do Estado neoliberal à esfera somente política facilitou o desenvolvimento do comércio mundial, tornando a concorrência e a distribuição mais igualitárias e justas.

5) "Carlos Salinas de Gortari assumiu a presidência após uma eleição controvertida (os resultados oficiais lhes deram 50,8% dos votos, depois que os computadores que fizeram a contagem passaram cinco dias em pane), e é hoje, sem dúvida, o político mais popular do México. Seu projeto político-econômico, no entanto, está sendo decidido no país vizinho, pois a reeleição de George Bush tornou-se fundamental para que o Tratado de Livre Comércio seja aprovado no congresso americano. Nunca antes as eleições nos EUA tinham despertado tanto interesse no México, embora seja costume dizer que, quando os EUA se resfriam, o México tem pneumonia."  (Adaptado de O GLOBO, 09 de fevereiro, 1992, p.48)
O texto faz-se referência à aprovação de um Tratado de Livre Comércio, envolvendo tanto os EUA como o México, O tratado em questão diz a respeito à(ao):
a) ALALC.   b) ALCA.   c) APEC.   d) NAFTA.  e) MERCOSUL.

6) (UFSCar-2004) Leia o texto. “Durante milênios, a história do homem faz-se a partir de momentos divergentes, como uma soma de aconteceres dispersos, disparatados, desconexos. Já a história do homem de nossa geração é aquela em que os momentos convergiram, o acontecer de cada lugar podendo ser imediatamente comunicado a qualquer outro, graças ao domínio do tempo e do espaço à escala planetária. A instantaneidade da informação globalizada aproxima os lugares, torna possível uma tomada de conhecimento imediata [...] e cria entre lugares e acontecimentos uma relação unitária à escala do mundo.” (Santos, Milton. A natureza do espaço.)
A interpretação desse texto permite-nos afirmar que
A) a sociedade atual, conectada pelas tecnologias de informação, produz um mundo igualitário, já que os lugares estão unidos por relações globais.
B) o avanço da tecnologia informacional, ao alterar a escala do tempo e do espaço, anulou a existência e o papel dos lugares.
C) na sociedade atual cada momento e cada lugar compreendem eventos que são interdependentes, incluídos em um sistema global de informações.
D) a instantaneidade das informações não possibilita a ocorrência de eventos em lugares e momentos específicos.
E) a existência de relações unitárias globais oferece oportunidades a todos os lugares e possibilita maior autonomia a eles.

7) (Fuvest-2002) Analise a charge abaixo e assinale a alternativa que melhor expressa seu conteúdo.

a) O desemprego estrutural nos países ricos e o pleno emprego nos países pobres.
b) A mundialização da economia e a exploração do trabalho nos países pobres.
c) A divisão internacional e sexual do trabalho, decorrente do padrão produtivo nos dias atuais.
d) O desemprego em países ricos e as condições de trabalho do setor terciário em países pobres.
e) O desenvolvimento desigual entre os países e a exportação de manufaturados, produzidos por mão-de-obra qualificada.

8) A respeito da criação da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), pode-se afirmar que:
a) as resistências do Brasil à criação dessa área residem somente em abolir as barreiras não-tarifárias e os efeitos da lei de cotas (ambos impostos pelos EUA), que afetam exclusivamente o setor de suco de laranja.
b) a contradição de "global trader" do Brasil acabou pesando na decisão de o país retirar-se das negociações para a criação dessa área, voltando-se ao fortalecimento do Mercosul.
c) a estratégia brasileira tem sido, entre outras medidas, a de resistir à investida norte-americana para acelerar a criação dessa área e de fortalecer o Mercosul, para dialogar com os EUA em posição mais favorável.
d) assim como outros países do continente, o Brasil não assumiu compromissos como o reconhecimento de padrões internacionais de trabalho e a proteção ao meio ambiente.
e) setores produtivos do Brasil, como os de calçados, têxteis, siderúrgicos e suco de laranja desejam acelerar a criação dessa área por serem competitivos e não sofrerem sanções tarifárias e da lei de cotas impostas pelos EUA.

9) O NAFTA (North America Free Trade Agreement) corresponde a um acordo que, entre outras atribuições,
a) prevê a abolição progressiva das tarifas alfandegárias e a criação de um mercado comum entre Estados Unidos, Canadá e México.
b) consolida a integração do bloco comercial do Atlântico Norte, ao reunir Canadá e EUA, parceiros muito semelhantes em termos políticos, econômicos e demográficos.
c) torna legal a livre circulação de mercadorias e cidadãos mexicanos para os EUA, solucionando questões imigratórias das últimas décadas entre esses países.
d) realiza investimentos industriais em diferentes áreas do México, contribuindo para a redução dos profundos contrastes regionais desse país, cuja única riqueza é a disponibilidade de mão-de-obra.
e) tem como meta restabelecer o fluxo comercial dos EUA com a América Latina, interrompido pelas exigências e taxações feitas aos produtos alimentícios.

10) Em resposta à tendência mundial de formação de blocos de países, constituíram-se o NAFTA, o MERCOSUL, a União Europeia, a CEF e a APEC. Marque a alternativa em que há correta correspondência entre o bloco e os países que o constituem.
a) NAFTA - Canadá, Estados Unidos e México
b) MERCOSUL - Argentina, Brasil, Equador e Paraguai
c) União Europeia - Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Portugal e Turquia
d) CEF - Armênia, Bielo-Rússia, Moldávia, Rússia, Turcomenistão, Ucrânia e Japão
e) APEC - Brasil, Canadá, China, Filipinas, Japão e Vietnã

Um comentário: