sábado, 25 de maio de 2013

CONFIRA AS RESPOSTAS DA AVALIAÇÃO REALIZADA NO DIA 23 DE MAIO DE 2013

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA

1) As afirmações seguintes relacionam-se a acordos internacionais – Rio de Janeiro (1992) e Kyoto (1997) – para redução da emissão de gases que intensificam o efeito estufa e aceleram o aquecimento global, atingindo assim todos os climas da Terra.

I. Os Estados Unidos da América e a China são os principais países emissores de gases de efeito estufa, devido ao grande volume de suas atividades econômicas.

II. Os Estados Unidos foram um dos primeiros países a aderir ao primeiro tratado citado propondo, durante a Rio 92, que um país possa comprar de outro parte da cota da emissão de gases-estufa.

III. Os acordos internacionais, apesar de polêmicos, não contrariam interesses dos produtores de petróleo e de automóveis.

IV. Vários países do mundo aderiram ao Tratado de Kyoto, concordando em estabelecer metas para reduzir a emissão de gases estufa desde o início do século XXI.

Está correto apenas o que se afirma em: 

a) I e II     b) I e III      c) II e IV      d) II e III      e) I e IV



2) O planisfério retrata um fenômeno muito significativo e cada vez mais preocupante no mundo globalizado. O movimento representado pelo sentido das flechas se concretiza por razões diversas, mas com repercussões importantes em grandes extensões do espaço geográfico. É mais provável que a situação representada no mapa seja




a) o movimento de terroristas responsáveis por atentados em áreas urbanas no hemisfério norte.
b) a transferência de tecnologia referente ao uso de células tronco. 
c) os fluxos migratórios atuais. 
d) o comércio ilegal de armamentos nucleares. 
e) a produção e consumo de biogás. 



3) Os livros didáticos de geografia, ao discutirem a questão da demografia mundial, têm indicado tendências quanto à dinâmica populacional para os próximos anos. As alternativas abaixo indicam tais tendências, EXCETO:

a) Há uma efetiva desaceleração nas médias de crescimento populacional mundial, a despeito do fato de que a média mundial esconde diferenças como: ser muito baixa nos países ricos e ainda ser alta nos países pobres.

b) As migrações estão inseridas nas tendências mundiais da população, e estão diminuindo. Os movimentos migratórios, em termos mundiais, têm se dirigido a países em desenvolvimento, como o Brasil.

c) Em 2007, pela primeira vez na história mundial, ocorreu o fato de haver mais pessoas morando na zona urbana, do que na zona rural. O crescimento urbano ocorre de maneira mais acelerada nos países em desenvolvimento, onde tal processo deve agravar os problemas socioeconômicos próprios da urbanização.

d) Há uma tendência de envelhecimento da população mundial. Isso se observa a partir da combinação entre crescimento vegetativo baixo e aumento da longevidade.



4) Tendo em vista a dinâmica mundial dos movimentos migratórios na atualidade, qual das afirmações a seguir pode ser considerada correta?

a) As graves crises econômicas e políticas que estão ocorrendo na África têm feito com que as fronteiras de alguns países sejam palco de afluxo de milhares de refugiados, produzindo o que podemos chamar de "fronteiras em caos".

b) A fronteira que separa a Europa do Noroeste da África mantém a mesma abertura da década de 50 e essa situação é de suma importância para o fluxo migratório em direção à Europa.

c) Na África, as migrações entre países pobres não encontram impedimentos por parte dos Estados, fato que provoca uma grande mobilidade da população em todo o território africano.

d) As migrações oriundas da região do Caribe, em direção à América do Norte, não conhecem nenhum tipo de obstáculo, fato que tem contribuído para o aumento dos fluxos migratórios.

e) As "fronteiras abertas" dos países da Europa Ocidental têm permitido o livre fluxo de imigrantes oriundos, principalmente, dos países do Caribe e da África que apresentam graves problemas econômicos.



5) Sobre o tema "migrações da população", é incorreto afirmar que:

a) Os movimentos migratórios não são aleatórios, mas decorrentes de condições econômicas, políticas e até naturais.

b) Êxodo rural é um movimento populacional que ocorre no sentido campo→ cidade.

c) Com a globalização os movimentos migratórios se tornaram mais intensos e estimulados por todas as nações desenvolvidas 
para suprir a falta de mão-de-obra. 

d) A Europa foi, durante muito tempo, área de emigração e hoje é um centro receptor de imigrantes.

e) As migrações contribuem consideravelmente ao processo de miscigenação étnica da população.

6) (ENEM / 2006) – Tendência nas Migrações Internacionais
O relatório anual (2002) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revela transformações na origem dos fluxos migratórios. Observa-se aumento das migrações de chineses, filipinos, russos e ucranianos com destino aos países-membros da OCDE. Também foi registrado aumento de fluxos migratórios provenientes da América Latina. 

As migrações citadas estão relacionadas, principalmente, à

a) Ameaça de terrorismo em países pertencentes à OCDE.

b) Política dos países mais ricos de incentivo à imigração.

c) Perseguição religiosa em países muçulmanos.

d) Repressão política em países do Leste Europeu.

e) Busca de oportunidades de emprego.



7) As migrações internacionais vêm ganhando um certo destaque no cenário mundial, já há alguns anos, ou seja, desde a década de 80 do século passado. Contribuíram para esse importante fato, estudado pela Geografia Humana:
1) as desigualdades econômicas regionais. 
2) os conflitos bélicos. 
3) a destruição do bloco soviético. 
4) a formação de blocos econômicos. 
5) a nova onda de epidemias. 
6) o fim das divergências étnicas. 
Estão corretas apenas: 
 a) 1, 2 e 5    b) 3, 4 e 6    c) 1, 5 e 6    d) 1, 2, 3 e 4     e) 2, 3, 4 e 5 



8) Considerando-se os reflexos das migrações internacionais na organização do espaço mundial, é INCORRETO afirmar que há:

a) um aumento de ações decorrentes da xenofobia que caracteriza parcela da população dos países receptores de imigrantes.

b) um crescimento do contingente de imigrantes ilegais, o que tem favorecido a criação de leis que dificultam e criminalizam a presença deles nos países receptores.

c) plena integração cultural e socioeconômica, no país receptor, das gerações posteriores de imigrantes, tornadas cidadãos nacionais.

d) uma tendência à mudança do perfil étnico, nos países receptores, em razão do número de imigrantes recebidos e de seu comportamento demográfico diferenciado. 

9) Reflita sobre a ilustração. A ONU realizou, em 1997, uma Convenção sobre mudanças climáticas que se tornou conhecida por Protocolo de Kyoto. Considerando as decisões dessa Convenção, depreende-se que o autor da ilustração

 
a) demonstra o empenho dos Estados Unidos no combate às causas do chamado aquecimento global. 

b) defende as ações que os Estados Unidos tomaram para eliminar as causas do efeito estufa do planeta.

c) critica os Estados Unidos por desrespeitarem determinações de organizações que defendem o meio ambiente.

d) denuncia os Estados Unidos pelo fato de ele ter proibido a realização de congressos em defesa do meio ambiente. 

e) concorda com a política ambiental dos Estados Unidos de redução de gases que provocam o efeito estufa.



10) “Para produtos e capital, a globalização acabou com as fronteiras. Para pessoas, não.”(Revista Época, 03/07/06, p. 38.)
A diferença de nível de vida leva milhares de habitantes de países pobres a tentar a busca de novas oportunidades nos países ricos, gerando problemas de imigração. Nesse contexto, é incorreto afirmar que: 

a) A motivação que impulsiona o processo migratório, antes de ser um processo de expulsão pela falta de perspectiva de trabalho no país de origem, é resultante da atração que os países ricos exercem sobre os países pobres.

b) As restrições impostas à migração têm gerado políticas cada vez mais rígidas de controle de fronteiras, condicionando o surgimento de inúmeros itinerários de rotas não convencionais.

c) A acolhida e a rejeição da mão de obra do imigrante são partes de um mesmo processo: países ricos precisam de sua força de trabalho para tarefas menos qualificadas ao mesmo tempo em que desenvolvem resistência contra suas características culturais/étnicas.

d) As migrações internacionais não foram estancadas pelo processo de globalização, pois, a despeito de uma considerável geração de trabalho nos países fonte de migrantes, a globalização tem contribuído, dentre outras coisas, para a primarização das economias, concentração de renda e ampliação das desigualdades sociais nos países periféricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário